P - Trabalha também as pernas
B - Trabalha também os braços
CC - Contraindicado para quem tem dor nas costas
CJ - Contraindicado para quem tem problemas no joelho
G - Exterminador de calorias
ALL - Mexe com o corpo todo
TÊNIS - P – B
Durante os games todo o corpo entra em ação, seja manejando a raquete ou quando apenas se fica parado com os joelhos flexionados esperando a bola. Mas o grande diferencial desse esporte esta no trabalho dos músculos oblíquos, localizados nas laterais da cintura. “Isso acontece porque o jogador faz uma rotação com o corpo toda vez que rebate”, explica Flávio Settanni. Até o transverso, músculo da parte mais profunda da região lateral do tronco, dificilmente estimulado é obrigado a se mexer na partida.
CORRIDA – P – CJ – CC – G
Ela é uma das campeãs na queima de calorias e, além disso, para estabilizar o corpo durante as passadas, os músculos abdominais e dorsais precisam trabalhar o tempo todo. Para aumentar ainda mais a eficácia, mantenha a barriga contraída durante todo o percurso.
TREKKING – P – CJ – CC
Apesar do gasto calórico não ser tão alto quanto da corrida, caminhar por trilhas é um belo exercício para a região central do corpo. Nada melhor que queimar caloria e ainda ver lindas paisagens. CERTO?
BOXE – B – G
O treino de preparação para uma luta é o ponto forte. Os praticantes passam horas fazendo exercícios localizados para o abdómen, além de repetir incontáveis vezes os movimentos do esporte, que exige de toda a musculatura do CORE (centro de força do corpo - abdómen,lombar e quadril). “ as esquivas para trás ou para os lados e as torções do tronco fazem músculos da região trabalharem bastante”. O gasto calórico de um pugilista é altíssimo, completando o pacote.
FUTEBOL – P – G
Você faz parte da galera que não dispensa bater uma bolinha como os amigos? Então comemore, pois, entre os esportes de equipe, ele é um dos que mais colocam o seu abdómen para trabalhar. Quanto mais você se movimenta,melhor. Mas, se o objetivo é entrar em forma, não adianta vestir a camisa só de vez em quando.
MOUNTAIN BIKING G – P
A lógica aqui é a mesma usada no Trekking e na corrida em terrenos acidentados – o equilíbrio necessário para manter a estabilidade do corpo exige muito dos músculos do core (abdómen, lombar e quadril). “ Mas nesse caso o trabalho é ainda mais pesado, já que é preciso mais esforço para conduzir a bicicleta nas manobras”. Fazer parte do percurso em pé na magrela é um exercício ainda melhor e mais puxado, já que na região vai ser estimulada também para girar os pedais. Um beneficio parecido encontra-se na aula de spinning.
REMO – B – CC – ALL
Segundo os especialistas, esse é o único esporte que de fato, funciona como alternativa aos exercícios localizados. Ao contrário do que muita gente pensa, sua prática não deixa apenas os braços forte e torneados. Os movimentos trabalham o corpo todo e, no que diz a respeito ao abdómen , o efeito é ainda mais evidente. Além de deixar os músculos mais fortes e resistentes, é possível aumentar o seu volume. Sua única desvantagem é a carga na região lombar, para compensar o esforço, indica-as exercícios que estimulam a consciência corporal.
SURF - B – G – ALL
Para ficar em pé na prancha não há escapatória: todos os músculos do CORE precisam entrar em cena e só param de ser acionados ao extremo quando se sai da água. De todos os esportes, o surf é o mais instável e o que mais exige do corpo para manter o equilíbrio.
ARTES MARCIAIS - ALL
Capoeira, judô, caratê, entre outras – No combate à flacidez e ao excesso de gordura na barriga, o tipo de luta não importa, já que em todas o trabalho é bem parecido. O CORE é exigido para dar suporte aos movimentos. É uma atividade que necessita de prática constante, aumentando assim, a resistência do corpo. Não é a toa que o CORE é a base para um bom desempenho para uma boa luta.
NATAÇÂO - ALL
Aumenta a capacidade cardiorrespiratória e movimenta todo o corpo, da cabeça aos pés – Considerada a atividade esportiva mais completa. O trabalho realizado dentro da piscina, proporciona resistência e definição muscular, sem promover a hipertrofia exagerada. Use e abuse do movimento do quadril a cada braçada. Esse truque, alias, é o segredo de muitos profissionais para melhorar seu desempenho.
Gostou das dicas?? Quer saber mais sobre o mundo dos esportes radicais e como ter um corpo saudável?? Acesse nosso blog todos os dias e fique por dentro das novidades.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário