Travessia Parque do Rola Moça



Esse nome foi dado devido ao conto popular de Mário de Andrade, “A Serra do Rola – Moça”, onde em 1987 foi musicalizado por Martinho da Vila. O poema retrata a história de um casal que após seu casamento, atravessou a Serra para chegar em casa. O cavalo em que a moça estava montado, pisou em falso e despencaram ladeira abaixo gerando o nome do Parque.

É uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais, é situada na região metropolitana de BH, ficando a 25 km da Savassi. O perímetro de 33% do Parque pertence a nossa cidade, sendo que apenas 27% pertence a Brumadinho, 25% pertence a Nova Lima e o restante a Ibirité.

Como é uma área de proteção por ter mananciais, essa parte do parque não é aberta a turistas. Há guardas da Polícia Militar e agentes da Copasa fazendo a proteção. As outras áreas estão disponíveis para práticas de esportes, caminhadas, travessias, etc.

A paisagem tem características de Mata Atlântica, Cerrado, Campos de Altitude e Campos Ferruginosos, e contém 3 mirantes como atrativos. Já o clima, é tropical de altitude, ou seja, verões amenos.

Lá possui espécie, por exemplo, de ipês, aroeira branca, xaxim e uma fauna muito diversificada, incluindo onça parda, jaguatirica, gato do mato, etc.

O Centro de Informação e Administração está localizado em Nova Lima e conta com uma capacidade para 90 pessoas. O Centro de Informação, Educação Ambiental e Lazer, localizado em Belo Horizonte tem uma capacidade para 60 pessoas, playground e lanchonete e dispõe de quatro portarias.


Que tal essa aventura?  Entre em contato com a América Radical e conheça um pouco mais o seu Estado.



.
 

2 comentários:

cris disse...

aiii mas 18 de setembro é o próximo domingo!
tem o Desafio das Mtras no Parque das Mangabeiras...

do que se trata esse evento?

obrigada

. disse...

O evento será uma travessia para conhecer as paisagens maravilhosas no percurso.
Vale mesmo muito a pena. Olha o link da penultima travessia
http://www.americaradical.com.br/programa/video/38/

América Radical Turismo, venha se aventurar com a gente!