PARAMOTOR


Na ultima postagem falamos sobre o parapente, hoje falaremos do paramotor, uma adaptação do paraglider. Os parapentes para voar necessitam uma velocidade de vento que supera os 20 km/h dependendo do tipo de vela e das condições do vento.


No paramotor a velocidade do vento se gera graças a força do motor que os esportistas levam nas costas. Enquanto que em um parapente se requer uma certa altura para poder voar, com o paramotor se pode levantar voo praticamente de qualquer lugar plano.








Existem vários tipos de motores para o paramotor, sendo desde pequenos motores para pessoas de pouco peso (55 kg aproximadamente de impulso) a motores mais poderosos para realizar voos em dupla (piloto e acompanhante, de uns 120 a 150 kg aproximadamente de impulso).



O parapente utilizado para esse esporte pode ser o mesmo que se utiliza para voos livres (sem motor). Mas, as fábricas indicam velas especias para o voo motorizado, com maiores reforços e incluindo características diferentes.


Não há como negar o quão divertido é voar, mas a pilotagem em um paramotor requer experiência com o vôo solo. Assim, é extremamente perigoso que uma pessoa que não voe de parapente resolva sair por aí voando de paramotor. O piloto precisará treinar alguns anos até ter o nível técnico adequado para voar de motor com segurança. Embora algumas pessoas digam o contrário, é imprescindível que o piloto tenha um bom controle do equipamento, pois poderá assim como no vôo solo, ter de enfrentar condições climáticas mais complexas que exigirão uma habilidade extra que só poderá ser adquirida mediante experiência em vôo solo.

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